quarta-feira, 11 de março de 2009

Recap:House 5X17 The Social Contract

O caso médico é de um paciente que não consegue parar de falar o que pensa. Lembrei daquele filme com Jim Carrey "o mentiroso" em que ele não consegue parar de falar a verdade. Em meio a um encontro de um lançamento de um livro do seu agenciado, o fulaninho começa dizendo no meio do discurso do escritor que os livros dele são de 2ª categoria. Depois depois de chamar a mulher e a filha de "burras", analisar cada milímetro da 13 e da Cuddy, imagina e verbaliza várias cenas pornôs com as médicas e chama o Taub de narigudo.
Depois de passar por diversos exames a ressonância revelou um problema neurológico que só poderia ser resolvido com cirurgia.
Após a cirurgia o Nick (paciente) continua apresentando os mesmos sintomas. House percebe que o problema era diferente do que originalmente haviam pensado. O paciente tinha um tumor benigno, e que o copo do paciente estava tratando o tumor como um corpo estranho. essas constantes tentativas de combater esse falso "inimigo" estava provocando o problema.
Foi um episódio bem filosófico. Quantas vezes nós deixamos de dizer verdades para não quebrar as regras de boa convivência na sociedade. Somos hipócritas, mas isso é necessário, afinal de contas precisamos conviver com o outro e nossa vida social deve ser preservada, essa é a regra do "viver coletivamente".
Outro ponto central do episódio é a relação de House e wilson. Wilson recusa-se a ir com o House naquele linda batalha do monster truck. Wilson recusa-se e alega ter algo marcado no mesmo horário do convite. Diz que Taub e ele jogarão tênis. É claro que House não se conforma com essa resposta, e vai atrás. Após várias broncas do Wilson do tipo "me deixa em paz", House, o detetive, buscam informações e acaba sabendo que na verdade Wilson vai em busca do seu irmão que está no abrigo psiquiátrico. Wilson sente-se culpado pelo fato de ter recebido a ligação desse irmão, quando ele desligou o telefone no meio da conversa pra estudar para suas provas de medicina, o irmão de Wilson, que é esquizofrênico, fugiu. Foi encontrado na sarjeta. House se compadeceu da situação do amigo e finalmente resolveu dar uma mãozinha.
Achei interessante essa idéia de focar alguns episódios no Wilson, ele merece e tem passado por momentos difíceis, principalmente com o hous que ultrapassa os limites do tolerável. É muito forte a ligação com o Wilson, mas House está exagerando na dose, tudo tem limite, principalmente na vida particular dos outros. É muito bonita a amizade, mas existem regras que não precisam ser ditas, e sim respeitadas. Até que eles comentam ao fim do episódio sobre contrato social.
Estou sentindo muita falta da Cameron e do Chase. O diretor da série percebeu a falta que esses dois fazem e deve trazê-los (segundo palavras ditas por ele) na próxima temporada.

Nenhum comentário: