quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Loucos por séries ...

Ainda me lembro da época que comecei a assistir à TV por assinatura, tinha a TVA e a Globosat aqui em casa. Como era bom poder ver meus jogos do Mengão no Campeonato Carioca pela ESPN Brasil. Pois é, na época quem exibia o Carioca era a ESPN Brasil. Depois, chegou a Aracaju a Plataforma, empresa de TV a cabo. No início era HBO, mas quando a Plataforma passou a ser “NET” deu lugar aos canais Telecine. Pelo que eu me lembro, nesta época eu ainda não era fanático por séries, meu fanatismo ocorrera muito tempo antes, na época de Super Máquina, Esquadrão Classe A, McGaiver, Alf – O ETeimoso, etc.

Quando comecei a ter acesso ao canal FOX, passei a ver Os Simpsons diariamente. Antes assistia somente aos domingos, pela TV Glóbulos. Através da FOX, comecei a ver Angel, Buffy, etc.

Meu fanatismo por séries voltou mesmo quando comecei a ver Lost, pela AXN. De lá pra cá, muita coisa mudou. As pessoas tinham a paciência de esperar 1 ano pelas temporadas de suas séries favoritas. Hoje, graças ao acesso à banda larga e ao esforço dos loucos por séries, esse tempo entre a exibição nos EUA e a exibição em nossos aparelhos de DVD diminuiu consideravelmente.

A coisa funciona assim: O episódio é exibido nos EUA, alguns usuários capturam o programa usando placas de captura de TV, convertem em extensões que ocupam menos espaço (Divx, Xvid, RMVB, etc) e disponibilizam em servidores ou em suas próprias máquinas ao redor do mundo. Esses arquivos podem chegar a 160 MB (RMVB).
Enquanto isso, no Brasil, usuários se unem em uma verdadeira corrida para ver qual equipe faz a tradução e produção de legendas primeiro. O resultado disso é que ao invés de esperar 5, 6 meses por uma série, os usuários aguardam apenas umas 12 horas no máximo. Na verdade, eu já vi acontecer em menos de 10 (Lost).

Todo esse processo, por um lado, prova que é possível diminuir esse tempo de espera, mas por outro, deixa as grandes produtoras de cabelos em pé. Essas equipes, compostas por pessoas que não ganham absolutamente nada com isso, muitas vezes produz legendas até melhores que as produzidas por profissionais pagos para isso.

Nenhum comentário: