quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Ajustes

Início do ano eu assistia a umas 10 séries. Algumas eu acompanhava fielmente, outras eu assistia somente para conhecer. Com essa súbita mudança para o Rio de Janeiro eu precisei reduzir bastante a quantidade de séries assistidas. Em pouco tempo, essa situação estará normalizada e voltarei a acompanhar as séries. Tenho visto “House” e “The Mentalist”, mas pretendo voltar a acompanhar “Dexter”, “Lie to Me” e outras. Pelo que li em alguns sites sobre o assunto, teremos algumas estréias muito em breve.

Recap ( Spoiler ) - The Mentalist - S02xE04 - Red Menace

O advogado Gordon Hodges, defensor de líderes de gangues, foi assassinado e são muitos os suspeitos. Os primeiros suspeitos são os membros da família, mulher e filho. A mulher estava insatisfeita com a carreira do marido, afinal de contas defender gangue geralmente não é um bom negócio.

Lisbon e Jane vão procurar o líder da gangue Sinner Saints, lá começam um pequeno interrogatório sobre a morte do advogando, quando são interrompidos por gritos e pedidos de socorro. Lisbon vai até a rua para ver do que se tratava, era uma mulher (Felicia Gutherie) que consegue se soltar e sai gritando: assassinos!

Ela acaba se transformando em uma suspeita, pois o irmão dela foi assassinado pelo lider da gangue e o advogado defendeu o réu e ganhou a causa. Rigsby e Cho vão fazer plantão na casa da Felicia Gutherie e no fim das contas encontram uma abotoadura do adogado na casa dela.

Na sede da AIC Felicia Gutherie está no interrogatório, e a esposa e filho do advogado são chamados; Jane faz questão de deixar bem claro que a mulher será punida, isso faz com que Lucas (filho do advogado) acabe se entregando.

No final de tudo o Jane ainda arruma um jeito de punir o líder da gangue fazendo os outros membros acreditarem que o cara é o maior traíra. Não é por nada não gente, mas pela cara dos homens o psicopata-líder acaba morrendo. Pelo menos foi isso que deu a entender... E deu a entender também que o Jane está com gosto de sangue na boca. Nem sei o que ele vai fazer com o Red... mas a vingança promete ser malígna.

Gente, 2 participações especialíssimas no episódio:

1) O Jacob do Lost é o psicopata, líder da gangue do mal.
2) Quando vi Molly Price (Felicia Gutherie) fazendo um papel no The Mentalist, tive a certeza que o Bruno Heller assistia Third Watch. A atriz contracenava com outro policial chamado "Bosco" na extinta série. Coincidência? segundo o Patrick isso não existe...

Recap ( Spoiler ) - The Mentalist - S02E03 - Red Badge

Amei.

Mais um episódio sem Red John..................................... Só mais um episódio sem o Red

Mais um episódio em que o Jane acha o corpo.............. Ohh! que grande novidade!

Lisbon surtando................................................................. NÃO TEM PREÇOOOO!!!!!!

O que ela não contava quando Jane achou o corpo era que aquela vítima era conhecida. Sim, o corpo encontrado era de um estuprador que ela e Bosco haviam prendido há alguns anos. Ela não contava também com as suas digitais impressas na arma do crime. Ela não contava também com o súbito esquecimento do que estava fazendo na noite do crime, e finalmente, ela não contava também que seria reprovada no teste do polígrafo, muito menos que seria afastada da AIC por ser a principal suspeita. Nesse meio tempo a gente acaba descobrindo que o pai da Lisbon foi um belo FDP que abusava os filhos, e pelo que parece, dela também.

Lisbon acaba pedindo ajuda ao psiquiatra, que nada pode fazer pela coitada, sobra pro Jane... Ela pede que ele a hipnotize para que ela possa lembrar de todos os acontecimentos da noite do crime.

Cenas impagáveis:

1)

A primeira pergunta do Jane:

- Você dança ouvindo aquele CD das Spice Girls?

- Sim

2)

Estou terminando o formulario de caso Milbank- diz Lisbon hipnotizada - e com fome porque não almocei. O cara novo da sala de correpondência é bonito

Jane- É mesmo?

Lisbon- É

Jane- (pausa com cara de ciuminho) Vamos um pouco mais rápido


Enquanto isso na sala da justiça, Pelt e Cia buscam respostas, pois ninguém acredita que chefe possa ter feito uma coisa dessas. Acabam descobrindo que uma boa quantia em dinheiro é repassada para uma pessoa próxima a Lisbon.

A cena impagável é da Lisbon quebrando o escritório da AIC, perfeito. Ela vai pra casa transtornada e todos ficam atônitos... tá dodja a mulé? Logo depois disso, Minelli pede para que o psiquiatra vá até a casa da Lisbon.

Chegando lá o psiquiatra encontra uma lisbon transformada. Praticamente uma Red Lisbon assassina. O cara começa a ter um tiquim de medo, só porque a moça tava armada. No meio da confusão ele acaba se entregando. O psiquiatra foi pago por um suspeito o qual a Lisbon ia testemunhar contra. Ele que fez a armação toda para que a Lisbon fosse culpada.

Toda a cena foi feita por Lisbon e Jane p/ que o culpado se entregasse.

Recap ( Spoiler ) - The Mentalist - The Scarlet Letter - E02S02

Uma jovem secretária aparentemente se matou, mas logo no primeiro momento Jane percebe que aquilo é uma cena totalmente armada. Kristin Marlley, possivelmente foi jogada de lá. Ela sabia demais, era funcionária do congresso e trabalhava para uma renomada senadora. O pai da senadora, amigo de Mineli, estava querendo dar o caso por encerrado, mas a equipe sabia que tinha ainda muita coisa a ser desvendada.

Me assustei um pouco com um comentário "Monk" do Jane, de que haviam tirado o sofá dele do lugar porque a mancha que tinha no teto havia mudado de lugar. Sobrou pro zelador, que aliás, além de zelador, era também um agente infiltrado para "bagunçar" o caso. Jane é gênio demais caracacara, demais! ele sabia que o zelador não era zelador.

Na verdade Jane foi brilhante no desenrolar dos acontecimentos. O primeiro suspeito foi o marido da senadora, mas descobriu-se que a própria senadora mantinha um relacionamento amoroso com a Kristin. Ela matou a mulher depois de descobrir que o próprio pai também mantinha um relacionamento com a secretária.

Como todos puderam perceber, era uma secretária bem família: primeiro o pai, depois a filha, na verdade foi um inverso. Comentários bestas a parte, o episódio foi muito bom.

Tô resumindo na cara de pau por causa do atraso.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Recap (spoiler ) - HOUSE S06E05 - BRAVE HEART

No começo do episódio conhecemos o policial-paciente, no maior estilo Third Watch (que saudade dessa série!). O cara tava catando um malaquias, ele só não contava que o larápio tinha habilidades do Le Parkour. No fim das contas ele foi pular de um prédio para o outro, mas acabou se espatifando no chão (o policial heim!). O cara não tem medo da morte e acaba se arriscando demais, o estado é crítico, mas vai sobreviver. O problema é que ele tem data marcada pra morte, pois, segundo ele, o pai e o avô morreram com a idade que ele havia acabado de completar: quarenta anos. O mistério começa quando ele recebe alta e "morre" logo depois, assim, do nada. A profecia macabra se cumpria.



Na mesa de autópsia o corpo já estava sendo preparado para cair na faca, aliás, quando começou a ser serrado, o morto muito louco começa a gritar, e quem assiste começa a se sentir agoniado com a cena. Lembrei do filme "O Albergue" onde matam as pessoas aos poucos... corta um dedim, depois a mãozinha... enfim, o cara acorda, House descobre que ele tem um aneurisma. Esse problema é hereditário e por esse motivo o pai e o avô dele morreram repentinamente (imagino eles acordando enterrados dentro dos caixões). Nesse meio tempo o homem descobre que tem um filho; no inicio ele rejeita, pois o menino ficaria sem pai em breve, mas, depois do diagnóstico, começa a nascer uma família feliz.
Na casa de Wilson, House se sente desconfortável ao dormir no mesmo quarto que foi da Amber, pois a noite ele escuta susurros e imagina que ele está alucinando novamente. Mas logo ele descobre que os sussuros são do Wilson conversando com a namorada morta.



Chase está tão abalado com a morte de Dibala que vai na igreja se confessar, mas quando o padre diz que o melhor a fazer é ele se entregar às autoridades, ele sai de lá mais arrasado ainda. A Cameron fica preocupada, não sabe o que está acontcendo com o marido, mas ela desconfia que tem alguma coisa errada.



Observações: Informações sobre a saída de Cameron estão pipocando na net, espero que não seja verdade. A primeira equipe de House era muito boa e não deveria ser descartada agora. Espero que eles reconsiderem (atores, autores...).

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Séries brasileiras

Outro dia desses, eu estava pensando nas minhas séries prediletas. Lembrei de séries antigas como Esquadrão Classe A, Capitão America, Super Máquina, Os Visitantes, Super Vicky, Alf, o ETimoso, etc. Lembrei também das novas: Lost, Heroes, Fringe, etc.

Por que é que no Brasil não temos as séries de ficção cientifica? Criatividade não falta. Há algum tempo, eu assistia a alguns curtas caseiros na Internet de um grupo denominado “Pepa Filmes”. Esse grupo fazia filmes engraçados. Na maioria das vezes, filmes trash, com efeitos especiais trash, mas, filmes engraçados e bem feitos levando em consideração o equipamento disponível. Acredito que a Globo ou mesmo a Record possui condições para produzir séries assim.

A criatividade e a fantasia não precisam, necessariamente, serem mostradas com efeitos especiais. A maior prova disso são as séries The Mentalist e Lie to Me. Essas duas séries demonstram criatividade. Infelizmente, acho as séries brasileiras muito “pé no chão”, limitadas, muito dependentes da realidade. É como se os produtores tivessem medo de “dar asas à imaginação”.

Isso, sem falar que a Globo é quem mais produz as chamadas “mini-séries” no Brasil, e isso acaba engessando um pouco. O mesmo acontece com os filmes brasileiros, que já melhoraram muito. Mesmo assim, ainda tem muito que ser feito.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Recap (spoiler)- HOUSE - S06E04 - Instant Karma

Instant Karma foi um episódio interessante, mas não foi tão emocionante como poderia. A história de um homem rico, que tem um filho doente, sem diagnóstico, à beira da morte. Ele não sabe mais o que fazer, na verdade ele sabe: ele quer o melhor dos melhores pra cuidar do seu filho: House. Mas como? se o doutor não tem licença para trabalhar como médico? Não importa, Randall paga qualquer preço por House; ele não quer mais aquele dinheiro que só trouxe infelicidade, ele troca tudo pela vida de seu filho.
Foreman está numa posição muito complicada, aquele pai quer House, o melhor. Mas Foreman é bastante firme ao dizer que fará o tratamento. O problema do novo boss é insegurança, na hora do vamos ver quem dá as ordens é House, quem pede exames é House, e quem dá as melhores opiniões é House.
O pai resolve abdicar de todo seu dinheiro em prol da vida do filho, ele acredita que pelo fato de ser rico e bem sucedido, a vida pessoal e familiar é um fracasso. Quando ele assina os papéis o caso milagrosamente é resolvido. Muito clichê...

As partes mais emocionantes envolvem Chase e Foreman tentando resolver o que irão dizer no conselho sobre a morte do presidente Dibala. Uma reunião com médicos é convocada para que eles possam dizer qual a causa da morte do cara. Cameron ainda não sabe de nada, apenas desconfia porque o Chase tá estranho demais, parece o Clark nas missões de super-homem:
- Aonde vai Clark?
- Volto já Louis!
House já matou a charada e conseguiu encaixar uma solução para a troca de exames do Chase. Gênio do mal!


Por outro lado temos o drama da 13. House desmarcando a viagem dela, fazendo tudo para que ela não saia do País. Ficamos sem saber se ele faz com a intenção reintegrá-la ao grupo, voltar com o Foreman ou se ele está com algum interesse obscuro...

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Recap (spoiler) - House- The Tyrant -6ª Temp. Ep. 4

Um ditador africano (Dibala), acusado de crimes contra a humanidade, chega ao hospital para tratamento após passar mal.
Já no hospital, Foreman, Cameron e Chase, vão até a sala tentar discutir sobre o caso, lá se deparam com House sentadinho na sala do novo boss. Ele foi contratado para analisar os diagnósticos e ajudar no processo de cura; virou uma espécie de consultor porque ainda não tem sua carteira de médico. Foreman fica possesso de raiva, Enquanto House começa a torturá-lo com várias indiretas e com aquele ar de quem sabe as respostas para o problema do ditador, mas prefere ver os outros se matando pra descobrir. Outra coisa irritante é que quando ele pede a palavra, levanta o braço como uma criança de 5 anos que quer fazer uma pergunta; além das mímicas... hilário, só assistindo pra saber a dimensão da tortura.

As cenas na casa do Wilson são fantásticas também. Ele começa a ficar incomodado com a presença de House, pois o vizinho do apartamento abaixo, não estava conseguindo viver com aquele barulho infernal da bengala. House acaba tendo que pedir desculpas ao cara, mas o homem era tão rude quanto o próprio House; nesse momento a gente já começa a pensar que certamente esse vizinho vai sofrer um pouquinho mais.
House acaba entrando na casa do homem sem querer querendo, e conseguiu dar uma injeção ninja nele. Um detalhe importante é que o homem não tinha um braço; acho que House se identificou um pouco com aquela situação. Eu vou ser sincera com vocês, não entendi direito a cena, mas me pareceu que, como o homem não tinha o braço, aquilo doía muito, tipo uma sindrome do membro fantasma. Quando House colocou um espelho ao lado do braço perfeito, o homem viu o braço que faltava refletido e chorou de felicidade, a dor parou. Adeus reclamações, Wilson pode descansar dessa vez.

Já no hospital, as coisas não estão boas pro presidente, pois além da doença desconhecida, Cameron se sente péssima em ter que ajudar um genocida, mas Cuddy pede para que ela deixe suas opiniões pessoais de lado e faça apenas o trabalho dela que é salvar vidas. Chase vai mais longe e secretamente troca o resultados dos exames, fazendo o presidente "bater as botas". Aí começa o drama ético e moral da profissão: teria ele agido heroicamente matando o cara, ou ele deveria fazer o trabalho dele, deixando que a justiça cuidasse de Dibala?