quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Séries brasileiras

Outro dia desses, eu estava pensando nas minhas séries prediletas. Lembrei de séries antigas como Esquadrão Classe A, Capitão America, Super Máquina, Os Visitantes, Super Vicky, Alf, o ETimoso, etc. Lembrei também das novas: Lost, Heroes, Fringe, etc.

Por que é que no Brasil não temos as séries de ficção cientifica? Criatividade não falta. Há algum tempo, eu assistia a alguns curtas caseiros na Internet de um grupo denominado “Pepa Filmes”. Esse grupo fazia filmes engraçados. Na maioria das vezes, filmes trash, com efeitos especiais trash, mas, filmes engraçados e bem feitos levando em consideração o equipamento disponível. Acredito que a Globo ou mesmo a Record possui condições para produzir séries assim.

A criatividade e a fantasia não precisam, necessariamente, serem mostradas com efeitos especiais. A maior prova disso são as séries The Mentalist e Lie to Me. Essas duas séries demonstram criatividade. Infelizmente, acho as séries brasileiras muito “pé no chão”, limitadas, muito dependentes da realidade. É como se os produtores tivessem medo de “dar asas à imaginação”.

Isso, sem falar que a Globo é quem mais produz as chamadas “mini-séries” no Brasil, e isso acaba engessando um pouco. O mesmo acontece com os filmes brasileiros, que já melhoraram muito. Mesmo assim, ainda tem muito que ser feito.

Nenhum comentário: